Minha foto
Nem sempre sou quem escrevo, mas sempre sou quem escreve.

domingo, 25 de outubro de 2009

Hostilidade Infantil



Muito me chamou a atenção um caso especial que me apareceu nessa semana. Eu não gosto de me intrometer na vida dos outros, mas seria injusto se eu não compartilhasse esse caso interessantíssimo. Eu estava na escola com os meus amigos, num dia desses da semana passada, e encontrei um jovenzinho de seus onze anos confeccionando uma história em quadrinhos. Sempre me identifiquei com jovens desenhistas, afinal era um deles, e me dirigi à ele para puxar um papo, que me surpreendeu por demais. A sua resposta ao meu 'Fala rapaz! Tá desenhando o que?' foi 'Sai daqui seu merda, vai tomar no c*'.

Aquilo me escandalizou um pouco. Quando eu tinha a idade dele eu não falava essas coisas, muito menos necessitava de ser hostil dessa forma, de graça. Enfim, visando entender os motivos dele, mandei uma colega minha de sala (com a sua beleza e graça) falar com ele. Estava aí uma forma de entender se ele apenas odiava aos homens, ou se não se renderia ao charme feminino. Minha colega foi por demais simpática, e em troca da sua simpatia recebeu um caloroso 'Isso não te interessa, rala daqui'.

Estava provado. O menino era um completo arisco. Nem homem, nem mulher bonita, nem gay fosse, a hostilidade era geral. Como aquela frase que diz 'Não discrimino ninguém, eu odeio todo mundo'. Odiar era a sua religião.

Nas minhas questões do dia a dia, eu percebi que pra toda ação existe um motivo. E a aparente falta de motivo para a ira fascista daquele rapazinho atraiu a atenção de muitos que passavam perto da mesa em que ele estava. Na hora ri, mas depois me questionei. Qual seria a motivação do ódio generalizado de um moleque de onze anos mirradinho? Seria uma vontade própria ou fruto do meio em que vive? Por que não se sabe, as vezes o pai bate na mãe, ou a mãe bate no pai, ou ele vê muito Cartoon Network e acabou ficando violento.

Esse menino até agora está me intrigando. As crianças estão amadurecendo cada vez mais rápido, e parece que isso está afetando o psicológico de algumas. Se esse menino persistir nessa hostilidade, das duas uma: Ou vai se dar muito mal no ambiente de trabalho, ou vai virar artista e tomar isso como um álibi para a sua revolta. Espero que meus futuros filhos não leiam as revistinhas desse rapaz.

3 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

Bela crônica. Imagino que seja por medo, vai ver aquela história era o maior segredo dele e ele não estava afim de revelar a qualquer estranho, por mais interessado que fosse, ou isso, ou ele tem uma mente à la Mussolini.

Luis Inácio da Silva disse...

sensacional rapaz. você vai longe.

Betina disse...

daniel!! eu vou te fazer feliz... voce fica bem sim de barba ok!!
aah! e nao perca as esperanças... cresce rapidinho o/
hsaushusahu